sexta-feira, 29 de julho de 2016

DOIS POEMAS DE NIKA GEORGIEVNA TURBINÁ (1974-2002)

AS NOVIDADES DO DIA
(Poema escrito aos 9 anos de idade, 1983)

Espero
que alguém
me pergunte
o que vi, com quem,
onde estive.
Então abro meu livro de novidades.
Querem escutar notícias?
Quem morreu? Quem se foi?
Quem ficou sozinho...
Podemos
simplesmente ficar em silêncio?
Observemos pela janela
o último bonde que passa...
Eu realmente gosto da casa adormecida.
e quando as novidades do dia
se cobrem de pó.
Eu entendo,
não é a mim que eles esperam.
.......................
A MAMÃE
(Escrito aos sete anos, 1981)

Me faz falta
tua ternura
como o ar
para uma ave moribunda.
Me falta
o trepidar angustiado
dos teus lábios.
Quando estou sozinha,
me falta o sorriso
dos teus olhos.
Olhando para mim
teus olhos choram
Por que neste mundo a dor é tão negra?
Será porque você está sozinha?
..............................
Las novedades del día
(Escrito a los nueve años, 1983)

Espero
a que alguien
me pregunte
qué vi, con quién,
dónde estuve.
Entonces abro mi libro de novedades.
¿Quieren oír noticias?
Quién murió, quién se fue,
quién se quedó solo...
¿Podemos
simplemente quedarnos en silencio?
Observemos por la ventana
el último tranvía que pasa...
Me gusta mucho la casa adormecida.
Y cuando las novedades del día
se cubren de polvo.
Yo entiendo,
no es a mí a quien esperan.
......................
A MAMÁ
(Escrito a los siete años, 1981)

Me falta
tu ternura,
Como el aire
para un ave moribunda.
Me falta
el trepidar angustiado
de los labios tuyos
Cuando me siento sola,
me falta la sonrisa
de tus ojos.
Mirándome,
tus ojos lloran.
¿Por qué en este mundo
el dolor es tan negro?
¿Será porque estás sola?
............................................................
Leia mais sobre Nika Georgievna Turbiná em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário