quinta-feira, 20 de outubro de 2022

VERSOS AO MANCHEGO CAVALEIRO - A. HERCULANO DE SOUZA BANDEIRA

Antônio Herculano de Sousa Bandeira (Recife, 13 de abril de 1813— Recife, 30 de novembro de 1884) foi um jurista, advogado e professor brasileiro. Formado pela Faculdade de Direito de Olinda em 1838, tendo sido contemporâneo de Teixeira de Freitas (turma de 1837) e de Cândido Mendes (turma de 1839).

............................

A meu irmão Luiz

Eu sou mais infeliz que tu, meu D. Quixote
Eu também sou um triste e magro cavaleiro
mas eu não tenho esporas nem chicote,
nem armadura coruscante
nem o fiel escudeiro
Sancho Pança... nem Rocinante...

A febre medieval nossa frontes escalda
e entrevemos em sonho vaporoso,
nimbada de ouro e de esmeralda :
a Dulcinéia de Toboso

Por nosso Deus é nossa Dama
nos juramos vencer...
À hora crepuscular em que o ocaso se inflama,
caricatos cruzados desalentos,
partimos a combater
moinhos de vento...

A ler livros, perdemos o juízo
e as nossas faces maceradas,
nossas figuras alquebradas
merecem compaixão...a

 Trazemos, no entanto, o paraíso
dentro do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário