terça-feira, 23 de março de 2021

SOLDO - León-Gontran Damas

Tradução: Leda Rita Cintra
...........
Para Aimé Césaire
------
Eu tenho a impressão de ser ridículo
em seus sapatos
em seus smokings
em seu plastron
em seu colarinho falso
em seu monóculo
em seu chapéu melão.

Eu tenho a impressão de ser ridículo
com meus dedos dos pés que não são feitos
para transpirar da manhã até à tarde que me despe
com o cueiro que enfraquece os membros
e tira de meu corpo a beleza do tapa sexo.

Eu tenho a impressão de ser ridículo
com meu pescoço feito a chaminé de uma usina
e esses males de cabeça que cessam
toda vez que eu saúdo alguém.

Eu tenho a impressão de ser ridículo
em seus salões
em suas maneiras
em seus salamaleques
em sua múltipla necessidade de macaquices.

Eu tenho a impressão de ser ridículo
com tudo o que eles contam
até que à tarde lhes sirvam
um pouco de água morna
e doces frios.

Eu tenho a impressão de ser ridículo
com as teorias que eles temperam
ao gosto de suas necessidades
de suas paixões
de seus instintos abertos à noite
em forma de capachos.

Eu tenho a impressão de ser ridículo
entre eles cúmplice
entre eles cafetão
entre eles estrangulador
as mãos assustadoramente vermelhas
do sangue da sua ci-vi-li-za-ção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário