sábado, 17 de julho de 2021

CANTO LIVRE – Rafael Rocha

 

CANTO LIVRE – Rafael Rocha
Do livro “Loucura” (2018)
..........
Não abraço as pretensões dos outros.
Agressivas ilusões!
Ando liberto pelas ruas deste mundo
de olhos abertos para o efêmero.
Comportados
homens e mulheres gritam:
“Vem conosco!”
Mas não quero as pretensões dos outros
nem ilusões de vida.
Tenho alegrias e tristezas.
Dores amargas convivendo
à minha passagem no planeta.
Eu não vou!
Eu não irei!
Meus caminhos para as andanças são outros.
Apenas eu que os conheço.
Não vou seguir ninguém!
Vou caminhar como um vadio errante
com as palavras e com os sonhos.
Escreverei poemas estranhos
como aquele das conchas do mar
quando escutei as vozes dos peixes
e os ciciares dos mariscos
e os odores das algas oceânicas.
“Vem conosco!”
Eu não irei!
Eu não vou!
Prefiro meu caminho malicioso
nos orgasmos das mulheres
e nos gozos dos homens.

Para as crianças
posso ofertar ofícios lúdicos
fazendo-me Gepeto
a criar pinóquios.
Eu vou
sentar às mesas dos botecos
e beber com os homens
e com as mulheres
cheios de tempo para sonhar.
Eu vou escrever em guardanapos
nos bares da vida
os versos loucos e contumazes
gêmeos irmãos dos bêbados
e das suas solidões.
Vou amar olhos verdes ou azuis
ou castanhos ou negros
e neles pontilhar
estrelas vagabundas
escondidas por detrás
de algum quarto minguante.
“Vem conosco!”
Chamam os que pensam
ter bom senso.
Eu não vou!
Eu não irei!
Vou abraçar as putas da cidade!
Vou beijar os travecos da avenida!
Vou dormir com o mundo marginal!
Darei uma banana para os governantes
na minha glória anárquica
e no redemoinhar do vento
pretendo rodopiar feito um ciclone.

“Vem conosco!”
Essa insistência enraivece!
Não querem entender
a necessidade de meus passos livres.
Vou para o lugar que eu quiser!
Meu caminho é outro!
Pretendo descobrir pecados
e realizar minhas loucuras
nas bucetas
nos lábios
nas mãos
nos corpos
das multidões.
Não vou ao lugar que tantos desejam!
Não sou pessoa comportada!
Minha intenção é a liberdade!
Meu voo é aquele do condor:
- asas abertas no ar! -

Nenhum comentário:

Postar um comentário