quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

AINDA AO MEU IRMÃO CARLITOS - Calane da Silva

 

Mano
envolveram-te em chumbo
como se blindada
a tua voz de vez se calasse.
Mas tu estás aqui
nas minhas palavras
nos meus gestos
no meu sorriso.
Continuas vivo
para além do chumbo
e da terra coalhada de cruzes.
Lembras-te
de quanto odiávamos a injustiça?
Lembras-te
de quanto odiávamos os mortos inúteis?
Hoje
és mais um entre eles.
Na Malanga
alguns dos teus e meus grandes amigos
desapareceram para sempre.
Partiram ao teu encontro
sem balas no corpo
mas bem recheados de bacilos e álcool.
O sítio onde crescemos
morreu também.
Pás escavadoras roubaram todos os trilhos
e na próxima primavera
não haverá mais malmequeres
na ladeira de Minkokweni.
Restarás apenas tu
com a minha voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário